Home » Notícias » Organizações

Organizações - Conceito e categorias

sábado, 14 de março de 2009. Autor: Rede Pascal

Uma Organização pode ser compreendida como um sistema, que é um todo complexo ou organizado, formado por um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário. As Organizações são consideradas Sistemas Abertos em função de alguns atributos:
interagem com o ambiente (clientes, fornecedores, concorrentes, entidades reguladoras;
podem crescer em um desenvolvimento que se dá pelo intercâmbio dinâmico e pela adaptabilidade com o seu ambiente; são formadas por subsistemas abertos, que são os seres humanos.
As Organizações têm um comportamento Probabilístico e não Determinístico. São unidades coletivas que integram unidades maiores e, por outro lado, são constituídas por unidades menores (desde a pessoa até a sociedade de organizações). Possui interdependência das suas partes, que por sua vez são também sistemas não-determinísticos e abertos - os seres humanos.
Outra forma de conceber as organizações é como uma rede de conversações, integrada em uma forma de coordenação de ações em torno de interesses comuns. Esses interesses comuns, que são o amálgama que integra as diversas unidades que a compõem, traduze-se na missão institucional. De acordo com essa missão e a forma adotada para exercê-la podemos categorizar as organizações em três classes ou setores: 1º Setor - Setor Público; 2º Setor - Iniciativa privada; 3º Setor - organizações que não constituem patrimônio individual e são também não governamentais, embora tenha por finalidade prestar serviços de caráter e interesse público.